VEJA OS 6 PASSOS PARA FAZER O FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO:
Tempo de leitura: Menos de 3 minutos
Optar pelo financiamento imobiliário é a melhor opção para quem quer comprar o primeiro imóvel, especialmente para quem não tem todo o valor para pagamento à vista. E para quem tem todo valor é importante considerar, é interessante não se descapitalizar. Para quem planeja sair do aluguel, investir em outros imóveis, mudar para algo maior, entre outras situações, confira o passo a passo que preparamos para vocês. Entenda em 6 etapas como é feito o financiamento imobiliário.
1 – Simulação do financiamento imobiliário
A Simulação de Financiamento deve ser feita antes de escolher o seu imóvel. Vale a pena consultar a um banco para saber quais são os valores reais de acordo com a sua necessidade, assim evitando surpresas e até mesmo tendo a possibilidade de planejar a decisão. Saber se os valores das parcelas estão dentro do seu orçamento vão te ajudar a entender o quanto você pode despender em um imóvel não importa qual a finalidade.
2 – Aprovação de crédito do financiamento imobiliário
Proposta de crédito: Nessa etapa todos os valores solicitados da sua simulação são passados para o banco na forma de proposta. O banco tem um prazo para aprovar os valores solicitados. Cada banco tem uma política para aprovação de crédito, alguns são mais burocráticos que outros e exigem menos ou mais documentos. Alguns dão preferência para quem já tem conta corrente aprovada, conta salário etc, por isso é importante tentar fazer a aprovação do seu crédito em pelo menos 2 instituições financeiras (como cada instituição tem sua política, os valores aprovados podem ser diferentes em cada uma delas, inclusive os seus valores de taxas e % de financiamento que o banco pode liberar).Se aprovado inicia-se a terceira etapa do processo.
3 – Documentação necessária do financiamento imobiliário
Documentação: Após aprovada a proposta de crédito o banco solicita toda documentação necessária para o inicio da contratação do seu financiamento imobiliário:
- Documentação para aprovação de crédito: RG, CPF e Comprovante de Renda (em alguns casos é necessário apresentar o Imposto de renda)
- Documentos necessários do comprador para contratar o financiamento: Formulário de comprador (dados pessoais e valores negociados),
- Formulário de declaração de saúde do comprador e Comprovante de estado civil (para clientes diferentes de solteiros a certidão de casamento e para solteiros a certidão de nascimento).
- Documentos necessários do vendedor para contratar o financiamento: Todas as documentações pessoais dos vendedores, se casado de ambos e certidões negativas nas esferas judiciais, estaduais e federais. Formulário do vendedor, Comprovante de estado civil.
- Do imóvel, para contratar o financiamento: Avaliação (banco solicita) e Matrícula do imóvel e Capa do IPTU (Atualizadas).
O financiamento imobiliário é um procedimento simples. Se todas as documentações estiverem de acordo para o contratado, ele pode acontecer num prazo razoavelmente rápido, levando em conta que outros serviços são necessários para a conclusão (como os cartórios e prefeitura), mas tudo isso depende das condições dos vendedores, compradores e condições do imóvel.
4 – Avaliação do imóvel para o financiamento imobiliário
Avaliação: Esse procedimento é realizado para assegurar as condições habitacionais do imóvel escolhido e garantir a sua compra. Ele serve como uma garantia para que o banco possa ceder o crédito para o comprador e garantir que todos fiquem seguros com a operação.
5 – Emissão do contrato de financiamento imobiliário
O Contrato será emitido para assinatura e registro em cartório com a descrição detalhada das partes respeitando a legislação, em seguida deve ser devolvido assinado para a instituição contratada. Depois do contrato registrado em cartório (é obrigação do comprador levar o contrato a registro) o banco pode fazer a liberação de valores para o(s) vendedor(es) e para o(s) comprador(es) caso optem em financiar o valor do ITBI e encargos com registro (Isso deve ser informado durante a analise de crédito).
6 – Liberação de valores do financiamento imobiliário
A Liberação do recurso ao vendedor do imóvel acontece em até 5 dias úteis após o retorno do contrato de financiamento imobiliário devidamente registrado no Serviço de Registro do Imóvel, acompanhado da matricula que consta o registro de compra e venda.
Nota: Alguns cuidados durante o processo de financiamento:
- Nunca deixe seu nome ser incluído nos orgão de proteção ao credito tais como SCPC e SERASA;
- Não faça financiamento de veículos ou consorcios durante o processo da aquisição do seu imóvel. A maioria condicionará seu crédito limitando o valor da parcela isso com certeza reduzirá o credito disponível;
- Nunca minta! Os bancos, instituições financeiras e governamentais possuem meios de saber a respeito da sua vida financeira, seu estado civil e seu patrimônio. Se houver qualquer indício de fraude ou informações inverídicas poderá cancelar seu processo de financiamento imediatamente e até executar uma ação penal a seu desfavor;
- E por último consulte um corretor de imóveis especialista em financiamento imobiliário para auxiliar você neste processo, inclusive na busca do imóvel ideal.
*Algumas instituições podem solicitar ou deixar de solicitar alguns dos documentos acima e ainda incluir novos procedimentos para a concessão do crédito. Porém em geral e na maioria dos processos não são diferentes dos itens explanados acima!
Qualquer dúvidas estaremos a sua disposição.
Quem é Diego Rodrigues | Corretor de Imóveis? Saiba mais!
DIEGO RODRIGUES | CORRETOR DE IMÓVEIS RURAIS E URBANOS | AVALIADOR IMOBILIÁRIO
CRECI F29581 | (44) 98432-4174 (WhatsApp)
vendasdiegorodrigues@gmail.com